Objetivo da nova política é aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Em cerimônia realizada no dia 4 setembro, que contou com a participação de instituições fundamentais no apoio à exportação brasileira, foram revelados os desafios e as soluções propostas pela Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) para incentivo ao comércio exterior. O evento foi conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos em promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.

O Decreto determina que as ações da Política Nacional devem ser dirigidas a todos os setores da economia, especialmente àqueles com potencial exportador, e contemplarão iniciativas como:

– Promoção das exportações e da disseminação da cultura exportadora;

– Capacitação e treinamento para empresas interessadas na atividade de exportação;

– Compartilhamento de boas práticas;

– Fomento à participação em eventos de promoção comercial;

– Aproximação entre empresas exportadoras e instituições ofertantes de serviços relacionados à  exportação; e

– Identificação de oportunidades para fomento da cultura exportadora e para exportação de produtos e serviços.

Evento em Brasília reuniu autoridades de diversas instituições que apoiam o comércio exterior

Plataforma Brasil Exportação é anunciada como uma das ações da PNCE

Na ocasião do lançamento da nova política, a plataforma Brasil Exportação foi anunciada com uma das ações que serão desenvolvidas para apoiar empresários a começar a exportar ou ampliar negócios de forma rápida e fácil.

Na Brasil Exportação, o empreendedor poderá encontrar facilmente todos os serviços necessários para iniciar na exportação ou expandir suas operações, além de encontrar conteúdos informativos sobre a jornada exportadora. Também são divulgados casos de empresários bem-sucedidos na exportação para inspirar novas histórias.

A plataforma é resultado de uma parceria entre ApexBrasil, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Relações Exteriores (MRE). Essas instituições se uniram para oferecer serviços de comércio exterior para diversos perfis de empresas, desde as micro e pequenas até as do agronegócio e indústria.

Além disso, a plataforma terá parcerias com entidades de renome nacional e internacional no apoio aos exportadores para cobrir toda a cadeia da exportação, começando na capacitação até chegar nas etapas de logística e financiamento. Em um ambiente similar a de um marketplace, o usuário pode pesquisar, avaliar e favoritar serviços de sua preferência, além de interagir com os prestadores de serviço para tirar dúvidas. Tudo orientado às necessidades do cliente.

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