Fotografia. Em tons de azul, um homem segura uma prancheta. Ao fundo, o mapa mundi com vetores conectando os países e continentes. Em destaque, ao centro da imagem, lê-se o título da página: Manual de ajuda ao prestador de serviços.

Olá, Prestador(a)!

Agora você faz parte de nossa rede de prestadores de serviço de comércio exterior. Juntos, esperamos facilitar o caminho da exportação e ajudar a levar o Brasil para o mundo.

Aqui você encontra informações detalhadas sobre como configurar e administrar sua loja. Volte aqui sempre que surgir uma dúvida.

Além de explicações e dicas, cada tópico contém vídeos com uma pequena demonstração do passo a passo.

Desejamos boas-vindas e bons negócios!

Checklist

Para configurar sua loja, você vai precisar dos seguintes itens:

Configurações da loja

Para acessar sua loja, clique em “Minha loja”, no canto superior direito da página. Você será direcionado ao seu painel, com o resumo das informações sobre seu negócio na plataforma Brasil Exportação.

No menu à esquerda, acesse a aba “Configurações da loja”. Você encontrará um novo menu, onde poderá preencher:

  • Informações gerais sobre sua loja
  • Endereço
  • Políticas

Preencha todos os campos atentamente, de forma que fique claro para o seu cliente. Mostre qual o seu negócio e quais suas vantagens. 

Dica: Sua loja será uma vitrine. Use-a para mostrar os diferenciais de seu trabalho e atrair mais clientes.

Preencha cada campo com as informações atualizadas de seu negócio. Estes dados ficarão visíveis para os usuários.

  • Nome da Loja: nome da empresa, como aparecerá no perfil da loja.
  • URL da Loja: parte final do link da sua loja (braexp.com.br/servicos/url).
  • E-mail da Loja: endereço de e-mail com o qual os clientes poderão entrar em contato. Este será o e-mail no qual você receberá as notificações da plataforma. Caso você deixe este campo em branco, as notificações chegarão no e-mail informado no cadastro inicial.
  • Telefone da Loja: número de contato para os clientes, preferencialmente com DDD.

As imagens vão dar a “cara” da sua loja. Escolha arquivos com boa resolução, que ajudem a traduzir visualmente sua proposta de negócio.

Atenção aos formatos das imagens:

  • Logotipo: imagem quadrada (recomendação: 500x500px)
  • Banner: 1811x525px
  • Banner mobile: 520x250px

Para adicionar mais imagens, clique em “Enviar arquivos” e repita o processo.

 

Dica: para facilitar seu trabalho, adicione todas as fotos e mídias disponíveis para o cadastro. Assim, quando você precisar de uma imagem, basta selecioná-la em sua Biblioteca de Mídia.

Este campo ficará visível na aba “Sobre”. Preencha este espaço com informações atualizadas sobre sua loja, de forma a chamar a atenção e atrair potenciais clientes.

Para continuar a configurar seu perfil, clique na aba “Localização” e preencha os campos com o endereço atualizado de sua loja.

Na aba “Políticas”,  preencha cada campo de acordo com as normas da sua empresa. Os campos que ficarem em branco não serão exibidos.

Após seguir todos estes passos, revise atentamente as informações cadastradas e clique em “Salvar” para publicar as atualizações.

Parabéns, você concluiu a configuração da sua loja. Para visualizá-la, basta atualizar a página e clicar em “Visualizar Loja”.

 

 

Adicionar serviços

Agora que você configurou sua loja, chegou a hora de adicionar seus serviços de comércio exterior.

Você pode acessar informações sobre seus serviços e adicionar novos na aba “Serviços”, no menu à esquerda.

Clique em “Adicionar novo” e vamos começar.

Preencha todos os campos com muito cuidado. Esta é sua melhor oportunidade de chamar a atenção de potenciais clientes.

Traga informações claras, objetivas e utilize imagens com boa resolução. Tanto os textos quanto os recursos visuais devem deixar claro qual a utilidade do seu serviço para quem deseja exportar.

Seu serviço será enviado para revisão da moderação e você receberá uma notificação quando seu serviço por publicado. Caso haja necessidade de alguma adaptação, você também será informado.

A primeira informação que você vai trazer é o título do seu serviço. Escreva-o de forma completa e clara.

Para este campo, você terá 80 caracteres.

Os serviços cadastrados na BRAEXP não são consumidos na própria plataforma. Por isso, precisamos que você indique no campo “URL” o link onde o cliente pode encontrar seu serviço.

Você pode colocar o link para um formulário de inscrição, para um pedido de orçamento, para uma link de e-commerce, assim por diante.

O “Botão de texto” é o que estará escrito no botão que levará o cliente para este link. Se for um evento, selecione “INSCREVA-SE”. Caso seja um estudo, vídeo ou outro material que o usuário vá acessar diretamente online, escolha “ACESSE”. Para os demais casos, selecione “SAIBA MAIS”.

Apesar de não haver consumo direto na plataforma, é importante que o cliente saiba o preço de seu serviço.

Se o serviço for gratuito, basta não preencher o campo. Em uma outra etapa, você poderá adicionar o rótulo “Gratuito”.

Caso seu serviço tenha um preço promocional, digite o valor original em “Preço” e o valor promocional em “Preço de oferta”. Você também pode clicar em “cronograma” para programar o período em que esta oferta estará disponível.

Aqui você tem 120 caracteres para vender seu serviço. Escreva, de maneira criativa e objetiva, o que seu serviço pode fazer para uma empresa que deseja exportar.

Esta informação aparecerá logo abaixo do Título. Por isso, você não precisa repetir o nome do serviço aqui. O ideal é que estes dois campos se complementem.

A descrição completa aparece dentro da página do seu serviço na BRAEXP. Se o usuário chegou até aqui, já há algum interesse.

Agora é sua oportunidade de trazer os argumentos que te ajudarão a fechar uma negociação.

Você pode trazer todas as informações relevantes sobre seu serviço. Descreva todas as particularidades, vantagens, benefícios.

Você pode trazer imagens e organizar o texto de forma visual. Utilize este campo de forma criativa para convencer potenciais clientes a entrarem em contato com sua loja.

Com o campo “Data de expiração do serviço“, você pode selecionar uma data a partir da qual seu serviço será arquivado e não ficará mais visível para os usuários.

Por exemplo, se o serviço cadastrado for um EVENTO, a Data de expiração pode ser programada para o dia seguinte ao da sua realização.

A primeira imagem que você selecionar funcionará como uma capa para seu serviço. Será o primeiro impacto visual para o usuário da BRAEXP.

Sua imagem, seu título e a breve descrição são as informações que o usuário verá quando estiver navegando pelo site. Por isto, é importante que estes três campos se complementem e sejam suficientes para a empresa entenda qual a utilidade de seu serviço para o exportador.

As imagens devem ser quadradas e com boa resolução (preferencialmente de 500x500px).

Além da sua imagem principal, você pode adicionar mais 5 imagens, que aparecerão na página de seu serviço.

 

 

É aqui que você vai sinalizar em quais categorias seu serviço será encontrado. Para visualizar todas as subcategorias, clique na seta verde ao lado do título de cada categoria.

O ideal é fazer escolhas objetivas e certeiras. Selecione o mínimo de opções possível para que seu serviço apareça para as pessoas realmente interessadas.

 

Agora você poderá escolher palavras-chave que o usuário poderá digitar na busca para encontrar seu serviço. Utilize palavras e expressões específicas.

O campo “Escolha a partir das palavras-chave mais utilizadas” traz algumas sugestões que podem te ajudar. Basta clicar nos termos que forem aderentes ao seu serviço e eles serão adicionados a sua lista de palavras-chave.

Os atributos são utilizados para que o usuário possa filtrar o conteúdo de maneira personalizada. Avalie cada um dos campos e veja quais filtros fazem sentido para o seu serviço.

Nos casos em que todas as opções do atributo se aplicarem, você pode clicar em “Selecionar todos“.

Já nos casos em que o atributo não for aplicável, o recomendado é não ativá-lo.

Caso seu serviço seja gratuito, o ideal é ativar o atributo “Preço” e marcar a opção “Gratuito”.

O atributo “Tipo de conteúdo” é obrigatório.  Você deve selecionar apenas uma das seguintes opções:

  • Curso: cursos on-line ou presenciais, síncronos ou assíncronos, relacionados ao comércio exterior, que visem capacitar o empresário em alguma etapa da jornada de exportação;
  • Estudo: materiais informativos que estão disponíveis on-line (e-books, estudos de mercado, regulamentações, mapas, entre outros);
  • Evento: feiras, missões, rodadas de negócios, seminários e quaisquer eventos que forem realizados em datas específicas definidas, exceto cursos;
  • Serviço: todos os serviços que não se encaixarem nas demais categorias.

Também recomenda-se que o atributo “Tipo de serviço” seja selecionado. Caso o serviço seja um curso, selecione “Capacitação”. Em outros casos, selecione “Serviços profissionais”.

Antes de finalizar a configuração do serviço, você pode clicar em “Salvar” para salvá-lo como um rascunho.

Ao fazer isso, você também poderá selecionar a opção “Visualizar” para ver como seu serviço aparecerá para os usuários.

Depois de revisar todas as informações com atenção, basta clicar em “Finalizar” e seu serviço será enviado para análise pela moderação. Caso esteja em conformidade com os padrões da plataforma, será publicado em até 2 dias úteis. Caso contrário, você receberá orientações para adaptar seu serviço.

Caso você deseje realizar alguma mudança ou atualização nas informações de seu serviço, basta voltar para a aba Serviços, selecionar o serviço desejado e clicar no ícone de lápis na coluna Ações.

 

 

 

 

Cada vez que você editar seu serviço, ele será enviado novamente para a moderação. Neste período de revisão, ele ficará oculto para os usuários da plataforma.

Contato com o cliente

Uma boa comunicação com os clientes é uma peça-chave para o sucesso de qualquer negócio. Na Brasil Exportação, este contato pode ser realizado de duas formas: avaliações e perguntas.

As avaliações são uma forma de o cliente atestar a qualidade dos serviços divulgados. O usuário pode dar uma nota de 1 a 5 estrelas, além de escrever um comentário sobre sua experiência de consumo.

Não é possível avaliar uma loja diretamente. A nota de cada prestador é calculada pela média das avaliações de seus serviços.

Todas as avaliações passam pela moderação antes de ser publicadas. Assim, conseguimos evitar discursos de ódio e comentários que não dizem respeito ao serviço em questão.

Caso deseje contestar uma avaliação, o prestador pode enviar uma solicitação para a moderação da plataforma em até 5 dias úteis após ser notificado. 

Já as perguntas são feitas diretamente para o prestador e estão sempre relacionadas a um serviço do seu portfólio.

Além de enviar a resposta diretamente para o usuário, você ainda pode fixá-la na página do serviço. Isso pode ser feito em casos de perguntas recorrentes, por exemplo.

Para saber que recebeu uma nova avaliação, clique no ícone de sino no canto superior direito da página.

Você será notificado sempre que uma nova avaliação for aprovada pela moderação.

Para ver as perguntas que recebeu, clique no ícone de “?” no canto superior direito da página.

Para responder uma pergunta, basta clicar no texto correspondente na coluna Nome. Uma nova página será aberta, onde você poderá ver quem fez a pergunta e em qual página.

Para responder, você pode utilizar recursos de texto customizado e anexar imagens.

Por padrão, as respostas são enviadas para o usuário pela plataforma e por e-mail. Mas você também pode fixar aquela pergunta na página do serviço, caso ache interessante. Para isto, basta marcar a opção “Fixar na página do serviço“.

Atenção: perguntas podem conter informações sensíveis sobre o usuário. Cuidado para não divulgá-las.

Para remover uma resposta de suas “Perguntas recentes”, você precisa voltar na sua página de perguntas e clicar no ícone de lixeira para excluir a pergunta em questão.

Alternativamente, você pode clicar na pergunta e excluir apenas a resposta desejada.

Dicas para otimizar suas vendas

Para ter uma loja no padrão e potencializar suas vendas, siga as seguintes dicas:

Ficou com alguma dúvida?

Veja as perguntas frequentes

Na Brasil Exportação, a sua empresa pode divulgar serviços de toda a cadeia de comércio exterior. Desde serviços de consultoria, pesquisa de mercado e planejamento até serviços de logística, armazenagem, frete, seguro, despacho aduaneiro entre outros como marketing internacional.

Não há cobrança de comissão e nem interferência na relação comercial entre Clientes e Prestadores de serviços.

O moderador da comunidade Brasil Exportação tem a função de garantir que o conteúdo publicado na plataforma pelos USUÁRIOS (clientes e prestadores de serviços) atenda aos requisitos de Boas Práticas de Comunicação. Além disso, a curadoria é responsável por garantir que apenas prestadores com serviços pertinentes de comércio exterior possam criar e manter lojas na plataforma. Entenda os critérios de seleção em Curadoria de Serviços de Comércio Exterior

• Conteúdo que não diz respeito à temática da plataforma;

• Comentários ofensivos;

• Material político ou religioso;

• Plágio.

Todas as publicações seguem as Boas Práticas de Comunicação da Brasil Exportação

Caso seu serviço não esteja de acordo com os padrões da Brasil Exportação ou seja mal avaliado, você receberá uma notificação da Moderação para que possa fazer os devidos ajustes. Para mais informações, consulte nosso Plano de Avaliação, Aperfeiçoamento, Suspensão e Exclusão.

Caso não tenha encontrado a solução para suas dúvidas neste manual, clique aqui e agende um horário de atendimento para tirar as dúvidas com nossa equipe.

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