Publicado em Deixe um comentário

Plataforma Brasil Exportação tem pré-lançamento oficializado

Plataforma Brasil Exportação

Pré-lançamento da Plataforma Brasil Exportação: comunidade digital que apoia empresas a iniciar na exportação ou expandir negócios.

O pré-lançamento da plataforma Brasil Exportação, executada pela ApexBrasil, foi oficializado durante reunião do Conselho Deliberativo (CDA) da Agência. O encontro contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do Presidente da Agência, Jorge Viana, além de representantes das instituições do Comitê Gestor da plataforma. A abertura para todos os empresários está prevista para ocorrer em novembro.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre ApexBrasil, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além do MDIC e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Essas instituições, denominadas partícipes, se uniram para oferecer serviços de comércio exterior para diversos perfis de empresas, desde as micro e pequenas até as do agronegócio e indústria.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, enfatizou sua importância para o crescimento das exportações brasileiras dos pequenos negócios. Ele ainda destacou as parcerias e que o atual estágio de desenvolvimento apenas foi possível devido ao comprometimento de todas as instituições. Em sua apresentação, o Gerente da Brasil Exportação, Juarez Leal, ressaltou que se trata de uma iniciativa inovadora e inédita em nível mundial, que integrará todos os serviços de suporte à exportação para empresas brasileiras, com atenção especial às MPEs.

Juarez Leal: Plataforma vai revolucionar o comércio exterior brasileiro

Próximos Passos

O próximo passo no desenvolvimento da plataforma, que já conta com cerca de 140 serviços dos partícipes, é iniciar o teste beta imediatamente, junto a 2 mil clientes de diversos perfis. Para 2024, após o lançamento oficial para o público, a meta é integrar 126 SECOMs (Setores de Promoção Comercial) com a articulação do Itamaraty.

Além disso, a plataforma planeja englobar todas as unidades da federação por meio da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) envolvendo as secretarias de indústria e comércio, federações estaduais de indústria e de agricultura, associações, cooperativas, arranjos produtivos, bem como toda a cadeia de instituições públicas e privadas relacionadas com serviços para exportação.

Compartilhar:
Deixe um comentário