Publicado em Deixe um comentário

Grupo de trabalho debate apoio à exportação de micro e pequenas empresas

Por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Em um esforço para fortalecer as exportações das micro e pequenas empresas (MPEs), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) vai criar um grupo de trabalho para traçar estratégias de apoio à internacionalização do segmento. A iniciativa marca o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado anualmente no dia 27 de junho.

De acordo com levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) em parceria com o Sebrae, as empresas de pequeno porte representaram 19,1% das empresas brasileiras mercantis que exportaram em 2022. No total, das 27.956 companhias que venderam produtos para outros países no ano passado, 5.345 eram de pequeno porte.

A internacionalização das MPE de pequeno porte foi pauta de reunião realizada no MDIC, que contou com a participação do secretário da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (Sempe/MDIC), Milton Coelho; do diretor de Ambientes de Negócios da Sempre/MDIC, Joaquim Donizeti de Almeida; e de representantes da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Compartilhar:
Deixe um comentário